Revolução e Brinquedos ...


Uma exposição em Hong Kong conta a história dos brinquedos na China no século passado. Uma das peças é esta boneca da segunda metade da década de 60, com o uniforme do Exército de Liberação Popular e o livro vermelho de Mao Tse-tung. Como era muito cara, apenas escolas tinham a boneca.
A mostra itinerante é composta por peças do acervo do Most - Museum of Shanghai Toys.


O Most foi fundado há dois anos pelo designer gráfico Marvin Chan, em Cingapura. Acima, o cenário de lata que mostra a ocupação do Japão Imperial na China. O brinquedo era vendido a filhos dos oficiais japoneses operantes na China, na primeira metade do século 20.


Os bonecos de borracha representam a vitória comunista sobre a opressão do capitalismo. A figura pisa em um rosto que representa os "inimigos de classe" e era utilizadada para catequizar os alunos sobre a luta entre a esquerda e a direita.O acervo do Most, que está em exposição, foi reunido ao longo de 18 anos de pesquisas pelo designer gráfico Marvin Chan e conta com mais de 3 mil peças. Quem quiser ver mais fotos, e saber mais, é só visitar o site da BBC.Brasil

Nenhum comentário: