ENQUANTO UNS PREFEREM COMPRAR, OUTROS SE VIRAM PARA TER DE GRAÇA!



Mas ouvir música online sem pagar não quer dizer, necessariamente, burlar direitos autorais ou lesar o artista. Há na web uma série de novos recursos que tornam isso possível - além de uma novíssima geração de artistas disposta a não cobrar por sua música, pois sabe que só assim se tornará conhecida do público.

Na primeira categoria estão sites que reconhecem o gosto do ouvinte para, em seguida, oferecer outros artistas afins. Pandora, Last.fm e Musicovery são as ferramentas mais populares, mas não são as únicas.

O Last.fm (
www.last.fm ) é um site de relacionamentos como o Orkut, só que dedicado à música. O usuário cria um perfil pessoal e baixa um plugin para instalar em seu player de MP3. Em seguida, o site compara a relação de músicas do novo membro com listas de outras pessoas de gostos parecidos. Então sugere novos artistas. Boa idéia, não?

O Pandora (
www.pandora.com ) e o Musicovery (www.musicovery.com ) funcionam de forma parecida, só que o player é o próprio site. Você define um ponto de partida (uma música, um artista) e os sites sugerem músicas que tenham a ver com a escolha inicial. O interessante é que os sites vão ficando mais afiados à medida que você vai dizendo se gosta das sugestões.

A má notícia é que, na semana passada, o Pandora saiu do ar para internautas brasileiros e de outros países, com exceção de EUA e Reino Unido. Uma mudança na cobrança de direitos autorais na internet quase fechou o site de vez, mas usuários nos EUA protestaram e conseguiram que o site continuasse acessível a internautas norte-americanos e britânicos.

Essa decisão pode afetar outros serviços do gênero, o que seria uma pena.O MySpace (
www.myspace.com ), maior comunidade virtual dos EUA, é uma ótima fonte para ouvir e, em alguns casos, baixar músicas de artistas, famosos ou não. Mas, sem um sistema de recomendação inteligente, ele é um enorme diretório de música online, sem ponto de partida.

Aí entram os blogs de MP3 e os podcasts. Veículos novíssimos, eles saíram da fase de resgatar música fora de catálogo e começam a apontar para o futuro. Por meio de catálogos online como o Hype Machine (
www.hypem.com ) ou o Critical Metrics (www.criticalmetrics.com ) é possível achar blogs que filtram novos artistas no MySpace e facilitam a vida do ouvinte.

Os podcasts (tipo de programa de rádio que pode ser baixado via internet como um MP3) têm a mesma função. O site do Link (
http://link.estadao.com.br ) traz um diretório. Outros podcasts são encontrados em endereços como www.odeo.com e www.podomatic.com.


(
Yahoo Notícias)

Nenhum comentário: