Revista USP, leia on-line.


A Revista USP, criada em 1989, é um veículo que procura dar vazão à produção acadêmica universitária, em primeiro lugar. Como órgão de imprensa que tem como meta fazer uma ponte entre a Universidade e a sociedade como um todo, seu projeto editorial privilegia a multidisciplinaridade, através de ensaios de colaboradores não só da Universidade de São Paulo.

Faz parte ainda de seu projeto que cada número aborde determinado tema, isto é, em cada edição há um assunto em destaque na seção Dossiê, o carro-chefe da revista. Outras seções compõem a Revista USP, como Homenagem, normalmente dedicada a personalidades em evidência ou recém-falecidas.

A seção Textos é normalmente composta por uma miscelânea de artigos, cuja varredura de temas pode incluir desde ensaios de física e bioquímica até crítica literária e religião. E há ainda Livros, em que são analisados os lançamentos mais recentes ou obras de vulto. Uma preocupação constante da Revista USP está na qualidade dos textos editados.

Para isso, ela conta com um Conselho Editorial que arbitra a respeito dos textos que chegam à redação. É preciso assinalar que há dois tipos de textos publicados pela revista: o primeiro é o encomendado pelo conselho e redação, o segundo é o artigo enviado espontaneamente. O conselho compromete-se a publicar aqueles encomendados - normalmente os que compõem o dossiê - e decide pela publicação ou não dos enviados espontaneamente.

A Revista USP, publicação trimestral da Coordenadoria de Comunicação Social, tem tiragem atual de três mil exemplares e uma média de duzentas páginas por edição.Para a versão on-line ora dada a público, adotou-se o seguinte critério de divulgação: todas as edições de tiragem esgotada foram publicadas neste site em conteúdo integral.

As edições não esgotadas estão também presentes no índice do site, porém com disponibilidade de leitura apenas do editorial e sumário.

É bom lembrar que a Revista USP on-line, à medida que for ganhando espaço, sofrerá adaptações para melhor servir seus leitores. Para isso contamos com a colaboração de todos.


Números disponíveis para leitura on-line:
























Nenhum comentário: