"UM NOVO PASSADO VEM AÍ"

(Por: Rodrigo James é publicitário, assessor de imprensa, membro da Alto-Falante crew, lê, ouve, fala, vê e respira cultura pop.)

Algum de vocês conhece a teoria das "duas décadas de separação"? Talvez conheçam, saibam que ela existe, mas pode ser que não tenham se dado conta. Segundo esta teoria, os revivals das décadas passadas acontecem com 20 anos de separação. Ficou complicado? Então acompanhem os exemplos: na década de 1990 o mundo viveu uma febre de redescobrir as plumas, paetês e os clássicos da disco music, produzidos na década de 1970. Já nos primeiros dez anos deste primeiro século, o foco foi a década de 1980 e tudo o que isto significa (para o bem ou para o mal).

Pois então, nada mais natural do que uma revival dos anos 1990 a partir de 2010, não acham? Impulsionados pela onda de revisionismo dos anos 1980 que reinou nesta década, os artistas que tiveram seu auge na década seguinte parecem ter acordado e clamado por sua fatia deste bolo. E elegeram o ano de 2008 como o marco inicial deste processo. Artistas-chave para se entender o que aconteceu no período compreendido entre 1990 e 1999 (e que se encontravam "adormecidos") como The Verve, Portishead e Massive Attack já estão com trabalhos inéditos engatilhados para este ano, enquanto um dos grandes termômetros desta onda de revivals - o festival Coachella, realizado anualmente na Califórnia, nos Estados Unidos - já anuncia a presença da seminal banda My Bloody Valentine, reunida especialmente para este show. Só lembrando, o Coachella é conhecido por promover retornos aos palcos de artistas que já haviam passado para a história. Foi assim com o Jesus & Mary Chain e o Rage Against The Machine no ano passado, como já havia sido com Gang of Four e Iggy and the Stooges em anos anteriores.

E a onda não pára por aí. Já ouviu falar de uma banda chamada Oasis? Se não ouviu, com certeza você esteve fora do planeta na tal década. As brigas e opiniões pra lá de controversas dos irmãos Gallagher fizeram a alegria dos tablóides britânicos e contribuíram para que sua banda fosse uma das grandes daquela época. Pois bem, apesar de nunca terem feito uma pausa em sua carreira, o Oasis já anuncia para 2008 um novo disco. Coincidentemente no mesmo ano que pode marcar a volta ao disco da banda que disputava com eles o título de principal nome do chamado Britpop: o Blur. Damon Albarn abandonou seus projetos paralelos (Gorillaz, The Good The Bad and The Queen), se reconciliou com o guitarrista Graham Coxon e promete um novo disco para este ano. Nada mais 1995 do que isto.

Achou pouco?

Veja mais em Alto Falante

Nenhum comentário: